domingo, 14 de junho de 2009

DIA DOS NAMORADOS


Meu amigo solteirão estava perplexo. "A maioria dos casais cristãos ora com grande fervor e sinceridade antes de se casar e quase todos sentem que foram unidos por Deus", comentou comigo. "Então eles se casam e descobrem que têm mais diferenças do que coisas em comum. No fim das contas admitem que não foi Deus quem os colocou juntos. O que acontece?


NADA. O casamento é simplesmente um conceito ridículo, só isso. Primeiro pegamos um homem e uma mulher e dizemos que devem tornar-se um. Começando por aí, trata-se de uma idéia absurda diante das enormes diferenças entre homens, que são de Marte, e mulheres, que são de Vênus. Acrescente à mistura mais uma inifinidade de distinções, como temperamentos, contexto familiar e origens religiosas. (Eu acrescento a cultura regional, no meu caso ele é o norte e eu o sul, literalmente). Depois disso, coloque na panela uma cultura saturada de imagens sexuais e distorcida por divórcios em que ninguém é culpado e que causam pouco estigma social. Complete com um beijo tímido para dar sorte, pronuncie-os marido e mulher e empurre-os para fora da igreja, passando por uma recepção sofisticada e uma montanha de presentes que os conduzem, finalmente, a uma dimensão desconhecida. Quando o carro deles fizer a curva, carregando os dois em sua feliz ignorância, dê uma risadinha e uma piscadela e comente com bom humor: "Isso é só o começo! Eles não sabem o que os espera". (O Desejo de Toda a Mulher - Stephen A. & Fred S. - Pg 79-80).


Parece estranho uma pastora copiar isto. Recentemente comemoramos o dia dos namorados, e no Brasil tudo tem à ver com o catolicismo e o comércio. Dia dos namorados coincide com o dia de santo Antônio (aquele mesmo, casamenteiro!).

E a mídia não perde tempo em promover as compras em grande escala. Tudo tem corações vermelhos, flores, bombons e muito romantismo.

Mas nós cristãos, sabemos que um relacionamento não é só isto. Casamento é uma construção. Depois que você começa, precisa investir tudo o que tem e anda buscar o que não tem para continuar. Sempre que conversava com as meninas solteiras, falava que é melhor estar casada do que solteira, e realmente para mim é. Mas também nunca escondi de que o casamento não é fácil, de que não tem problemas. O meu não foi fácil! (E o de todo pastor também não é, só que a grande maioria finge que é por causa do que os outros vão pensar. Mentirinha gospel)

Hoje depois de tantos anos, tantos embates - e combates! Comemoramos o dia dos namorados com gratidão à Deus por tudo o que aprendemos e crescemos dentro do casamento. Se soubéssemos tudos o que passaríamos, jamais teríamos casados - mas também jamais teríamos aprendido coisas que só se aprende dentro desta complicada união chamada casamento. Jamais teríamos construído... seríamos ainda como um terreno baldio, faltando alguma coisa.

Gosto demais de ser a namorada de meu marido e sei que ele também gosta. Mas não estamos prontos, estamos em construção.


Um abraço

Prª Elaine Teobaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário