quinta-feira, 5 de abril de 2012

A DOR E A CRUZ

A cruz é um símbolo de dor, sofrimento, angustia e morte. Não conseguimos imaginar a cruz sem lembrar destas coisas. Jesus sentiu dor, sofreu, angustiou-se e então morreu. Suportou tudo porque tinha um único propósito: Salvar nossas almas e nos levar ao céu. Como diz em Isaias, Ele levou sobre si nossas dores... tudo estava sobre ele... pelas suas pisaduras fomos sarados.

Não entendemos a dor. A dor física é mais fácil de explicar e de entender; se você se corta, dói. Se você cai e quebra um osso do seu corpo, dói. Se você dá à luz um filho, dói (exageradamente nos meus casos). Um dente estragado, dói. Uma infecção em qualquer parte do seu organismo, dói... Dores que têm explicações e conseguimos entender.

Mas o que fazer quando a nossa alma dói? Quando somos feridos, magoados, esbagaçados pelas injustiças, pelos mal ditos de nós? Como entender o porquê de tanta dor? Como entender quando alguém que você ama, simplesmente vai embora magoado com você; porque ouviu só um lado da história e nem sequer te deu a chance de contar o seu lado?! Como suportar tamanha dor quando seus ouvidos precisam escutar uma torrente de palavras amargas... como aguentar a dor quando você nas melhores intenções tenta ajudar alguém que rejeita sua ajuda? Como entender e explicar a dor de sofrer e ser rejeitado por fazer o que é certo?

Quando tudo isto acontece de uma vez, a dor de nossa alma se assemelha a dor de um corte, de um osso quebrado, de um parto, de um dente estragado, de uma infecção... não podemos suportar sozinhos e nem podemos nos curar, porque para a dor da alma não existe remédio científico. Então caminhamos, nos arrastando, sangrando, gemendo até a cruz de Cristo. Ali nossa dor se mistura a dor dEle, nosso sangue começa a ser derramado junto com o dEle, nossa angustia de morte se mistura a angustia dEle, nosso gemido ecoa com o gemido dEle, então derramamos nossa alma, como Ele derramou a Sua.

Nossa cura brota da cruz porque certamente (com toda a certeza, absolutamente, sem nenhuma sombra de dúvida) Ele levou sobre si (na cruz) nossas dores (as mais terríveis dores da nossa alma). É ali na cruz que deixamos toda nossa dor. Porque Ele já carregou sobre si. Se conseguirmos nos arrastar e chegar até a cruz, temos certeza que seremos curados, porque a cura brota da cruz; podemos ter certeza que não morreremos, porque Ele já morreu suportando toda essa dor... e assim aguardamos ressuscitar, não a ressurreição do último dia, mas ressuscitarmos curados.

Deixamos na cruz nossas dores; recebamos o bálsamo que nos cura; as cicatrizes que ficarem serão lembranças da vitória sobre a morte, como as cicatrizes dos pregos em suas mãos.

Isaías 53
Jeremias 8.22

Um abraço

Prª Elaine Teobaldo