domingo, 14 de junho de 2009

DIA DOS NAMORADOS


Meu amigo solteirão estava perplexo. "A maioria dos casais cristãos ora com grande fervor e sinceridade antes de se casar e quase todos sentem que foram unidos por Deus", comentou comigo. "Então eles se casam e descobrem que têm mais diferenças do que coisas em comum. No fim das contas admitem que não foi Deus quem os colocou juntos. O que acontece?


NADA. O casamento é simplesmente um conceito ridículo, só isso. Primeiro pegamos um homem e uma mulher e dizemos que devem tornar-se um. Começando por aí, trata-se de uma idéia absurda diante das enormes diferenças entre homens, que são de Marte, e mulheres, que são de Vênus. Acrescente à mistura mais uma inifinidade de distinções, como temperamentos, contexto familiar e origens religiosas. (Eu acrescento a cultura regional, no meu caso ele é o norte e eu o sul, literalmente). Depois disso, coloque na panela uma cultura saturada de imagens sexuais e distorcida por divórcios em que ninguém é culpado e que causam pouco estigma social. Complete com um beijo tímido para dar sorte, pronuncie-os marido e mulher e empurre-os para fora da igreja, passando por uma recepção sofisticada e uma montanha de presentes que os conduzem, finalmente, a uma dimensão desconhecida. Quando o carro deles fizer a curva, carregando os dois em sua feliz ignorância, dê uma risadinha e uma piscadela e comente com bom humor: "Isso é só o começo! Eles não sabem o que os espera". (O Desejo de Toda a Mulher - Stephen A. & Fred S. - Pg 79-80).


Parece estranho uma pastora copiar isto. Recentemente comemoramos o dia dos namorados, e no Brasil tudo tem à ver com o catolicismo e o comércio. Dia dos namorados coincide com o dia de santo Antônio (aquele mesmo, casamenteiro!).

E a mídia não perde tempo em promover as compras em grande escala. Tudo tem corações vermelhos, flores, bombons e muito romantismo.

Mas nós cristãos, sabemos que um relacionamento não é só isto. Casamento é uma construção. Depois que você começa, precisa investir tudo o que tem e anda buscar o que não tem para continuar. Sempre que conversava com as meninas solteiras, falava que é melhor estar casada do que solteira, e realmente para mim é. Mas também nunca escondi de que o casamento não é fácil, de que não tem problemas. O meu não foi fácil! (E o de todo pastor também não é, só que a grande maioria finge que é por causa do que os outros vão pensar. Mentirinha gospel)

Hoje depois de tantos anos, tantos embates - e combates! Comemoramos o dia dos namorados com gratidão à Deus por tudo o que aprendemos e crescemos dentro do casamento. Se soubéssemos tudos o que passaríamos, jamais teríamos casados - mas também jamais teríamos aprendido coisas que só se aprende dentro desta complicada união chamada casamento. Jamais teríamos construído... seríamos ainda como um terreno baldio, faltando alguma coisa.

Gosto demais de ser a namorada de meu marido e sei que ele também gosta. Mas não estamos prontos, estamos em construção.


Um abraço

Prª Elaine Teobaldo

terça-feira, 9 de junho de 2009

DESERTOS

Deus quem nos coloca no deserto; também Ele quem nos tira de lá. Isto é uma revelação.
O meu deserto durou pouco mais de 10 anos. Moisés ficou no deserto por 40 anos. Como ele aguentou?
Se virmos a expectativa média de vida daquele tempo comparado com a de hoje, 40 anos é muito tempo, mas 10 anos também é muito tempo. Como é que eu aguentei?
Descobri algumas coisas sobre o deserto:
1. Lá o teu único alimento, tua única fonte de subsistência é a Palavra dEle.
2. A oração é o teu camelo. Você não sai do lugar se não orar. Se não orar, você morre no deserto.
3. Ele só te tira de lá quando você se torna íntimo dEle. Enquanto murmuramos, reclamamos, culpamos os outros, nada acontece. Mas quando decidimos adorá-lo, amá-lo, louvá-lo, serví-lo, então Ele vem e nos arranca de lá.
4. Também aprendi que Ele não nos tira de lá e nos coloca na terra prometida. Ele apenas nos mostra a terra prometida; e nós temos que caminhar em direção à ela. E neste caminho encontramos guerras. Quando saímos do deserto, nós lutamos.
5. E então começamos a provar as delícias. O leite e o mel é só depois de passar por alguns gigantes e alguns "ins".
Então, para passar pelo deserto e sair vivo:
- Palavra
- Oração
- Intimidade
- lutar
- vencer
Deus te abençoe
Prª Elaine

sexta-feira, 5 de junho de 2009

OVELHINHA QUE CHUPA BICO

"CUIDA DAS OVELHINHAS, TÁ MÃE! SE UMA PIQINININHA CHORÁ, TU DÁ O BICO PÁ ELA." (Candace Joy Teobaldo)

Um dia o Espírito Santo usa minha filhinha de dois anos para me lembrar de algumas verdades que facilmente nos esquecemos.
Estou almoçando. A Candace por ali brincando com seus brinquedos verdadeiros e seus personagens imaginários. De repente ela chega com suas mãozinhas juntinhas como se realmente estivesse me entregando algo precioso. E me pede: "Cuida das ovelhinhas, tá mãe! Se uma uma piqinininha chorá, tu dá o bico pá ela".
Parei de súbito minha refeição (coisa difícil pra mim que amo comer e não gosto que ninguém me interrompa nesta hora tão sagrada); me inclinei para pegar suas pequeninas ovelhas imaginárias!
Era um monte! Pedi à ela para puxar uma cadeira bem ao meu lado e cuidadosamente larguei-as ali.
Ela saiu correndo para fazer outra coisa e creio que agradecida por eu cuidar tão bem das suas ovelhinhas.
Não terminei de comer. Não precisava mais. Deus começou a ministrar sobre a importância de cuidar bem das ovelhinhas - verdadeiras! Almas que Ele cuidadosamente colocou em minhas mãos para cuidar. Para Ele são as coisas mais preciosas do mundo. Amadas. Por quem Jesus derramou seu sangue. Verdadeiras Pérolas.
Eu comecei a pensar sobre todos os tipos de ovelhinhas.
Tenho uma menina de 14 anos que não depende mais de mim para certas coisas - o meu tempo com ela é mais na parte emocional e espiritual; tenho outra de 11 anos que ainda precisa um pouco de ajuda para organizar seu quarto; e minha bebê que agora completou 3 anos. Ela ainda depende muito de mim - banho, fraldas, alimento, ainda chora quando quer estar nos meus braços e quando chora eu dou o bico pra ela, ela se sente confortável, acolhida, amada, aceita, e logo se acalma.
Deus me fez lembrar que existe essas ovelhinhas piquinininhas que ainda choram, que querem colo, que chupam bico. Às vezes não gostamos de cuidar delas; nos cansam, nos sugam, nos irritam. Então precisamos de uma dose extra de amor! Às vezes a Candace me cansa, me irrita; mas eu amo tanto esse bebê que paro o que estou fazendo para dar-lhe o que está precisando.
Também lembrei de Jesus perguntando à Pedro se O amava e dizendo para Pedro apascentar suas ovelhas.
E senti como se o próprio Jesus perguntasse pra mim naquele dia: "Elaine, tu me amas?" - "Sim Senhor, eu te amo, te amo muito! Tu sabes que eu te amo extravagantemente". - "Isto não basta! Cuida das minhas ovelhas, das minhas o-vélhas e principalmente das minhas ovelhinhas... e se uma pequenininha chorar, tu dá o bico prá ela".

Um abraço
Prª Elaine Teobaldo

quinta-feira, 4 de junho de 2009

VOLTA, HUMILHA-TE!

Cometi um erro. Estou só. Me sinto péssima. O que fazer?
Na história de Abraão vimos o relato de um episódio conturbado e difícil de lidar com suas consequências.
Muitas vezes também nos metemos em encrencas e não sabemos como sair delas.
Quero falar sobre Sarai e Agar, a serva que ela deu à Abraão para gerar um filho.
LEIA Gn 16
Abraão e Sara concordaram sobre o assunto. Eu creio que Abraão até gostou da idéia.
Mas no vs 4 vemos que Agar, até então, apenas serva de Sara, agora passa a ser concubina de Abraão e com um filho deste na barriga!
Analisando sua alma nesta situação, ela "se achou!"e com isto desprezou Sara, sua patroa.
Sara ficou aborrecida, não sabendo muito lidar com a situação, reclama pro marido. Faz um pouco de chantagem emocional (isto é peculiar às mulheres). Abraão dá a aprovação para ela fazer o que quiser com a serva.
As duas tem uma briga feia, Sara até pegou pesado porque a humilha. Agar desorientada e profundamente machucada, com sua alma ferida, seus pensamentos desencadeando uma confusão mental. E no meio desta confusão mental e emocional, ela foge!
Agora ela está sozinha. Se sentindo péssima. E começa a se acalmar e a pensar melhor. Vê que cometeu um erro. Chora. E chora muito. Sente medo. Sente dor...
Mas de repente o Anjo do Senhor acha ela lá no deserto. E Ele começa um diálogo interessante com ela (vs 7 em diante).
O conselho no vs 9 é preciso: "Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos".
A cura da nossa alma está diretamente ligada ao quanto estamos dispostos a voltar e nos humilhar.
Quando cometemos um erro, quando no metemos numa briga (ó, crente não briga!! Quem disse?!) devemos seguir o conselho do Anjo do Senhor à Agar: "VOLTA - HUMILHA-TE".
E o mais lindo que vejo nesta história está no vs 13: "Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?"
Talvez você esteja se sentindo como Agar. Sozinha, num deserto, se sentindo péssima, sua alma está doendo muito.
Saiba que existe um Deus que vê. Assim como Ele viu Agar, ele vê você.
Então escute seu conselho: Volta, humilha-te.

Um abraço
Prª Elaine Teobaldo

terça-feira, 2 de junho de 2009

SE ACHOU ENGRAÇADO, DÊ GARGALHADAS

Voce já parou para pensar porque Abraão deu risada quando Deus lhe falou que ele e Sara gerariam um filho?
Vamos ver o versiculo em Gn 17.17
"Então, se prostrou Abraão, rosto em terra, e se riu, e disse consigo: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará á luz Sara com seus noventa anos?"
Abraão temia ao Senhor e acreditava nEle, mas diante de tal declaração, ele não pode fazer outra coisa senão achar engraçado.
E eu fico imaginando a cena. Foi uma reação tão espontânea, ele imediatamente colocou o rosto no chão e deu risada. Eu penso que ele rolou no chão e riu à valer só de pensar.
Quando ele pensou e disse: "a um homem de cem anos..." ele queria dizer: "a um velho carcomido, um velho de cem anos, um véio gagá..." E Sara, então? Com seus noventa anos? Imagina só essa velhinha barrigudinha? Sem dúvida era muito engraçado!
Precisamos aprender a dar risada, isto é muito saudável e não é pecado e foi Deus quem criou.
Deus nos criou à sua imagem e semelhança, isto quer dizer imagem e semelhança de alma. Deus é alma e nos fez igual à Ele.
Eu imagino que às vezes Ele dá risada de nós.
Então, se achou engraçado, dê gargalhada!
Faça como Abraão, role no chão de tanto rir.

Um abraço
Prª Elaine teobaldo